quarta-feira, 21 de novembro de 2012

De olho na Cultura local


Dramas em cena

Dos terreiros para o palco, manifestação protagonizada por “atores” de diferentes gerações do Bairro de Vila Nova, em Baturité- CE

por Glícia Lima - gliciaalima@yahoo.com.br

Uma verdadeira aula de Cultura ministrada pelo “Grupo Cultural Vila Nova”, que reviveu os Dramas com a apresentação de várias peças encenadas por “atores” de diferentes gerações do próprio bairro. O evento faz parte das comemorações dos Dia das Mães da Associação do Bairro que acontece anualmente e nesse ano ocorreu, dia 28.05.2011, às 19 horas, na Associação Comunitária Vila Nova.

Segundo  Oswald Barroso, os Dramas são apresentações cênico - musicais de palco composto por uma sequência de pequenos números chamados partes, que se dividem entre bailados e comédias, que apresenta “Abertura” e “Despedida”. São pequenos romances ou comédias com diálogos cantados que se caracterizam pela musicalidade no discurso e na expressão corporal dos encenadores.

As peças, apresentadas pelo “Grupo Cultural Vila Nova” revelam o talento nato da comunidade para a arte, encenando-as com muita graça e beleza, despertando a curiosidade dos outros moradores do bairro que esqueceram a programação da televisão e saíram “porta afora” para assistir o folguedo. Entre moradores e convidados o evento contou com mais de duzentas pessoas que aplaudiam muito a cada peça apresentada.

O resgate do Drama no Bairro Vila Nova é organizado pelo o Sr. Raimundo Lima Leite, conhecido por Neném que vivenciou além desta, outras manifestações da cultura popular desde a sua infância na localidade São Bento, em Baturité. Aprendera tudo em família, tendo a sua mãe, Maria Lima Leite, dramista, a sua principal incentivadora para a continuidade da cultura pelas gerações futuras. Este ano o Drama de Vila Nova está sendo utilizado  como objeto de pesquisa monográfica  do educador social Nonato Torres. 

Hoje, o Senhor Neném ensina a arte do drama aos jovens e crianças do bairro que estão aprendendo muito bem. Se há alternativas de aprendizagem e lazer para a população certamente a identidade cultural dos povos será aprendida e preservada como patrimônio de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário